Essas 20 imagens do Magic Eye só funcionam para algumas pessoas – mas podem revelar muito

Mãos ao alto: quem se lembra das fotos do Magic Eye como a moda do momento na década de 1990? As incontáveis horas que você passou olhando as fotos psicodélicas, desesperado para ver o que todo mundo viu imediatamente... Mas as imagens do Magic Eye não são apenas um pouco divertidas. E elas não revelam apenas um tubarão ou um elefante quando você olha com atenção. Essas fotos coloridas também podem dizer algo muito importante sobre nós.

Mas primeiro você precisa entender a premissa do Magic Eyes. E é bastante simples. Tudo o que você necessita fazer é olhar para uma coleção aleatória de cores e padrões de uma certa maneira, e uma forma tridimensional aparecerá aparentemente. Mas, para algumas pessoas, é mais fácil falar do que fazer.

E se você ainda não conseguiu ver a figura escondida em nenhuma dessas fotos, use esta técnica engenhosa. É cortesia até dos próprios fabricantes do Magic Eye, então você sabe que tem que funcionar! De acordo com esse método oficial, você precisa começar “[segurando] o centro da imagem impressa bem perto do nariz”. Obviamente, a foto vai parecer embaçada neste estágio, mas está tudo bem. Em seguida, você deve "focar como se estivesse olhando a imagem à distância".

Entendeu? Você está quase lá. O site Magic Eye continua: “Depois de perceber a imagem e a profundidade ocultas, você pode olhar ao redor da imagem 3D inteira. Quanto mais você olha, mais clara a ilusão se torna. Quanto mais longe você segura a página, mais profunda ela se torna.” Não é tão difícil, de fato!

Mas de onde veio toda a ideia do Magic Eyes? E por que estávamos todos olhando profundamente para rabiscos e redemoinhos na última década do século 20? Bem, você deve saber que os cientistas têm usado imagens do Magic Eye - conhecidas mais formalmente como autostereogramas - muito antes de observar essas fotos se tornar uma atividade de lazer popular. Em outras palavras, eles não foram projetados apenas para nossa diversão.